Qual o papel do corretor de imóveis?

 

Seja no processo de compra ou venda de um imóvel, o profissional é fundamental para realizar um bom negócio, mas principalmente para que você não caia em golpes e tenha prejuízo ao adquirir a casa ou apartamento. Por isso, entre as principais atribuições de um corretor estão: divulgação e avaliação do imóvel, do seu valor e conferir e organizar as documentações.

 

Credibilidade

 

A profissão de corretor de imóveis é uma das mais antigas do Brasil e é regulamentada e fiscalizada por um conselho, o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que está presente em todos os estados do país . Esta profissão é amplamente conhecida e possui muita credibilidade, principalmente dentro do mercado imobiliário. 

 

O corretor de imóveis não é apenas um vendedor ou intermediador, mas sim um profissional com conhecimento do mercado imobiliário que é apto a identificar e apontar as melhores oportunidades que se encaixam no que você está procurando. Este profissional inclusive tem responsabilidades legais. O corretor de imóveis é responsável civil e penal por possíveis danos ao comprador que possam vir a ser causados por imprudência ou negligência da sua parte.

 

Habilidades em negociação


Um corretor de imóveis é capacitado a fazer negociações. Mais do que isso, possui ampla experiência nisto. Na maioria das vezes, tanto o comprador quanto o vendedor não têm conhecimento ou experiência nesse tipo de negociação, então é possível que haja desentendimentos em relação ao processo de transação ou valores finais.

 

O principal objetivo do corretor de imóveis é que a compra seja efetivada e que ambas as partes saiam satisfeitas. Então, você pode e deve contar com esse profissional para lhe apoiar da melhor forma na hora de negociar.

 

Conhecimento sobre a legislação e documentação.

 

O corretor de imóveis é treinado e apto a intermediar a compra e venda do imóvel e a conferir e validar os documentos pertinentes à transação. Além, é claro, de ter experiência e conhecimento sobre esse tipo de transação.

 

O mercado imobiliário possui legislação própria, a qual pode ser um tanto complexa e burocrática, principalmente aos olhos de quem não conhece o mercado imobiliário. Não deixe de contratar um corretor para este momento. Isso poderá evitar muitos problemas, como por exemplo o cancelamento da transação por problemas com documentação.